É assim que acaba (Resenha Livro e Filme)
Os livros da Colleen Hoover vem sendo altamente hypados nas redes sociais, tanto que a indústria do cinema resolveu investir em um dos seus maiores sucessos, É assim que acaba foi baseado em fatos reais presenciados pela autora em sua vida familiar e tem como foco além do romance, a violência doméstica.
Esse tema é bem sensível de ler, mas Colleen tem uma escrita agradável que te permite ir até o final mesmo entre surtos e desespero. A história traz Lily Bloom como personagem principal e sua adolescência conturbada por um pai que agredia a sua mãe das mais variadas formas.
No livro temos essa nítida visão, como a cena da agressão na garagem vivida pela mãe que não foi passada nos cinemas e para mim foi uma das mais fortes, entre outras que a autora descreve muito bem. Vemos a jornada da Lily assistindo o relacionamento abusivo que a mãe vive, também presenciamos o seu primeiro romance vivido com Atlas, que também não tem uma vida fácil até chegarmos a sua fase adulta aonde ela conhece Ryle.

Quando Lily conhece Ryle ambos estão em meio a uma explosão de emoções, ela acabava de enterrar o pai e ele de perder um paciente, no terraço de um prédio Ryle descontava sua raiva chutando cadeiras e mesas quando avista Lily no local. O destino de ambos se cruzam a partir desse momento, Lily começa a trabalhar com a irmã de Ryle na floricultura que ela acabara de abrir e o interesse e atração de ambos só cresce.
Decidido a sair de uma postura de homem solteiro Ryle resolve ter um relacionamento sério com Lily chegando a concretizar com ela todas as etapas…namoro, noivado e casamento. O que ambos não esperavam é que não conseguiriam sustentar essa relação de forma saudável, Ryle tinha momentos explosivos e se tornava bastante agressivo, tudo o que Lily abominava em alguém.
No livro Lily é muito consciente de todos os momentos em que é agredida, no início ela acaba perdoando, mas os acontecimentos se repetem e vão ficando cada vez pior. Nesse processo ela também compreende o quanto é difícil deixar alguém que se ama, mesmo nesse contexto, então ela é capaz de entender melhor os sentimentos da mãe.
Diferenças entre filme e livro (com Spoiler)
Na minha percepção o filme está muito parecido com o livro, com a observação de que no filme a questão da violência doméstica foi mais contida, dando enfoque maior a beleza do romance do que os temas sensíveis. No filme também vemos a Lily com uma espécie de bloqueio de memória, coisa que não acontece no livro.
Quando ela é agredida, sua mente bloqueia e não consegue perceber nitidamente as ações de Ryle, coisa que não acontece no livro, no livro ela percebe tudo de imediato. No filme sua mente só desbloqueia quando existe uma tentativa de violência sexual da parte de Ryle, mesmo assim o fim no livro e filme é o mesmo, sem denúncias ou grandes alarmes, tudo resolvido de forma “amigável”.

Minhas considerações… com mais spoilers
Gostei muito tanto do filme quanto do livro, mas sem dúvidas o livro me trouxe uma visão maior do que Lily realmente viveu, gostaria sim de ter visto no filme todas as partes impactantes do livro. Acredito que seria emocionante e deixaria tudo bastante reflexivo, o romance perderia a leveza, mas a parte da conscientização seria mais bem trabalhada.
Sobre como tudo termina… ela não quis fazer denúncias porque ao fazer destruiria a imagem de pai e a carreira de Ryle, foi o que pareceu, que no final Lily não queria causar mais mal estar entre eles, se o final fosse modificado apostaria em explorar o processo de denúncia e os processos em si nesses casos de violência doméstica.
Curiosidades
O livro teve continuidade em sua história com novo título É assim que começa e ambos ganharam edição capa dura. No Brasil você encontra eles no site Amazon.

A autora fez uma linha de esmaltes e um livro de colorir inspirado no livro É assim que acaba, o que gerou polêmica nas redes sociais por ser um livro que fala de tantos temas sensíveis, afinal ele não é só um romance fofinho.


Ainda não li a continuação, mas lerei em breve e teremos mais considerações a explorar, gostei da sua escrita. Sobre o filme, tudo o que sei é que estão tentando comprar os direitos para fazer a continuação, se fizerem estarei lá com toda certeza! É assim que acaba (filme) já está disponível no Amazon prime vídeo, Max, Apple TV e para alugar no Youtube e para mais alguns detalhes é só acessar as minhas redes sociais, costumo fazer coisas diferenciadas por lá.
0 comentários